Mensageiros do Vento

My Photo
Name:
Location: Salvador, BA, Brazil

O blog da banda Mensageiros do Vento se propõe a ser um mural de pensamentos catalizadores de mudanças positivas. O pensamento determina a realidade! Comentários e colaborações são bem-vindos! Para postar sua mensagem como um tópico, envie o texto para: mensageirosdovento@gmail.com Visite o site da banda: http://www.mensageirosdovento.com.br

Friday, January 23, 2009

Tocadas – Praça do Abaeté – 15/01/09



De volta ao Abaeté, prece feita, só alegria! Se não estava bombando, também não estava vazia a praça do Abaeté. Fizemos o nosso som com zelo e empenho, que quatro horas de música não é moleza!

A parte visual do show chamou muita atenção, principalmente das crianças, que adoram dançar na frente do telão. Radha Govinda Jai!!!

O bom de tocar no Abaeté, entre outras coisas, é o clima cosmopolita. Uma galera de Brasília deu o maior valor à nossa tocada, e ainda apareceram uns gringos tirando fotos de nosso esquema. Nessas horas dá orgulho de ser baiano e estar inventando um novo sistema de tocadas. Que venham os gringos!!!

Tocadas – Invasão Cultural! – Bar Jangada – 14/01/09



Ninguém estava acreditando, mas aconteceu: os Mensageiros tocaram e um dos templos do arrocha em Salvador. Do arrocha para o rock, é só cortar os “a”, ou quase. E assim foi.

Palmas para Marquinhos, gerente do Jangada, que topou o desafio. Confesso que rolou um friozinho na barriga quando subimos no palco: e se a galera não gostasse?

Mas felizmente não levamos ovo nem tomate, muito pelo contrário. A galera curtiu o repertório dos Mensageiros e não faltou alegria nem dança no salão, graças a Deus! Destaque para a presença da animada turminha da escola de dança Passo a Passo. Show!!!

Fomos muito aplaudidos. Rolou até um bis de “Have You Ever Seen The Rain” do Creedance Clearwater Revival, a pedido de Marquinhos. Valeu!!!

Saturday, January 17, 2009

Mensagens no Vento - Mahatma Gandhi



"A minha fé mais profunda é que podemos mudar o mundo pela verdade e pelo amor."

Gandhi

Mensagens no Vento - Madre Teresa de Calcutá



"Não ame pela beleza, pois um dia ela acaba. Não ame por admiração, pois um dia você se decepciona... Ame apenas, pois o tempo nunca pode acabar com um amor sem explicação."

Madre Teresa

Tuesday, January 13, 2009

Tocadas – Whiskrytório Bar – 09/01/09



Viva o poder da música!

Fabricio, atacado por gripe, pensou primeiro em cancelar, mas depois pensou melhor. “A energia da tocada me fará melhor”, ele disse. E assim foi.

Como esquecemos o tripé do telão, rolaram diversas e criativas tentativas até desistirmos do vídeo. Essa noite seria de “apenas” música.

Tocamos para uma casa cheia, na melhor das combinações possíveis: muita gente nova, muita gente conhecida.

Dos novos, destaco as palavras proféticas que saíram das bocas de um simpático casal dançante: “Vocês fazem a alegria de tanta gente! O nome de vocês está indo onde vocês nem imaginam!” Nós ouvimos, felizes e agradecidos. E Deus ouviu também.

Dos amigos de sempre, destaque para a alegria do retorno da Galera do U-HU e para o casal Luciano e Madalena, dessa vez convidando o amigo músico André e companheira. No intervalo, Luciano e André louvaram profusamente o meu baixo “mestre do tempo”. Fiquei com vergonha de explicar que era só uma questão de seguir o metrônomo!

Foi uma noite encantada, mágica. Ou seja, do tipo comum no Whiskrytório. Encerramos com dois bis, a pedidos insistentes e carinhosos do público: “Kashmir” do Led Zeppelin (homenagem a Luciano) e “Tutti Frutti” do Little Richards.

Que venha a próxima!

Tocadas – Praça do Abaeté – 06/01/09



Perrengue!!!

A tocada do dia anterior foi abortada por total falta de condições do som. Nesse dia, o excelente Godo fez o que pôde para botar o sistema funcionando.

A praça do Abaeté não estava muito cheia na primeira terça-feira do ano, mas nós nem ligamos: era maior o tesão de estar de volta àquele local sagrado, frequentado por devas, fadas, elfos, orixás e espíritos genéricos do bem.

Tocamos por duas horas, em uma gostosa interação com o público presente, até que o som finalmente entregou os pontos. Foi bom enquanto durou. Triste foi ver, na saída, um rapaz todo arrebentado pela pancada dos bandidos, fumadores de pedra que infestam as dunas. Ao ver o homem sangrando e sofrendo meu coração doeu de amargura. Senti dó de mim, dó de ti, dó do Abaeté.

Segundo informação trazida por João Ninguém, em dez anos a lagoa estará rasa e seca, palco propício para um novo empreendimento imobiliário, talvez. Ao ver o rapaz sangrando pensei nisso, pensei em tudo, pensei na dor do mundo. Nasceu ali o desejo de cantar uma prece para salvar o Abaeté, assim como Gil e Jorge Benjor cantaram pela salvação dos Filhos de Gandhi. Já nasceram os primeiros versos:

Ó devas do Abaeté
Vim aqui pedir com fé
Que a lagoa escura dure
Na areia branca e pura

Mensagens no Vento - Rumi



Morri como mineral e tornei-me planta,
Morri como planta e renasci animal,
Morri como animal e tornei-me homem.
Por que temer?
Quando fui diminuído pela morte?

Rumi

mensagem soprada por Ângela

Mensagens no Vento - Chico Xavier



“TOLERA, construindo
Todo o bem que puderes.

Não exijas dos outros
Dons que ainda te faltam.

Erros nos companheiros
Poderiam ser nossos.

Aceita as provocações
Por exames de fé.

Trarás contigo a paz
Que fizeres nos outros.

Temos sempre o que damos.
Isso é a Lei de Deus.”

(Emmanuel – Francisco Cândido Xavier)

mensagem soprada por Luciane Streit

Sunday, January 11, 2009

Tocadas – Whiskrytório Bar – 02/01/09



Com muita gente ainda viajando por conta do ano novo, começamos a tocar com a casa bem vazia, praticamente só para a família e os amigos. Uma platéia pequena, porém selecionada. Alegria especial era a presença de nossa irmã e prima Flávia, recém-chegada do Rio de Janeiro junto com o queridão Jomar e o sobrinho Luan. Grata surpresa foi a chegada da galera da Zangüera Samba Rock, como sempre no maior astral.

Atendendo ao clima intimista, após a música de abertura “Every Breath You Take” do The Police), Fabricio perguntou: “E aí, vocês querem ouvir o quê?”

A primeira a se manifestar foi Aline, prima-irmã e primeira dama da Zangüera, que pediu a versão heavy que fizemos para “Frevo Mulher” do Zé Ramalho. Um dia ainda quero gravar essa música!

Logo chegava nosso primo e irmão Saulo e, a convite dele, a distinta família do Sr. Emílio, diretamente do Piauí. Essa foi uma tocada bem internacional!

Atacamos com um resumo do Rockstória do Brasil e em seguida a versão olodunzada para a “Sinfonia 25” de Mozart. Foi quando Alex, exímio guitarrista da Zangüera, saiu com a tirada da noite: “Toca Chopin!!!”

Começamos bem o ano. A tocada foi muito boa e ainda fomos agraciados com uma nota com foto no jornal A Tarde e chamadas na Rádio Globo Fm.

Jai Guru!

Tocadas – Reveillon da Pousada Itaoca – 01/01/09



Só posso dizer que 2009 começou com muita benção! Iniciar o ano tocando, cercados por muita alegria, tendo diante de nós o maravilhoso visual da Baía de Todos os Santos. E ainda por cima, para dar o toque simbólico, justamente essa foi a centésima tocada dos Mensageiros. Muita benção! Muita música!

Começamos a tocar logo após a virada, um set bem energético e dançante, como o ano recém-nascido pedia. Desde a primeira música, “Tutti Frutti” de Little Richards, o salão pegou fogo! Uma graça a mais desse Reveillon é que a festa foi à fantasia. Foi muito bom ver o Fred Flintstone dançando com a Cleópatra, uma mulher das cavernas com um pai-de-santo, piratas, anjinhos, cientistas loucos, rastafáris e outros tantos fantasiados se acabando na pista de dança. Muita alegria!

A banda também entrou na brincadeira das fantasias. Cheguei a preparar uma tinta maluca, mistura de pasta d’água com purpurina dourada, com a qual pretendia pintar as nossas caras. O bom senso felizmente falou mais alto, e acabamos improvisando umas fantasias que funcionaram muito bem: Fabricio foi de “Brega Chique”, Vinicius atacou de “Samurai Errante” e eu fiquei bem confortável na pele de um “Hare Krishna”. Muito bom!

Feliz ano novo!!!

Viva 2009!!!